sábado, 28 de dezembro de 2013

Pra um fim de ano

Não foi fácil passar o Natal longe da família, isso eu confesso. Mas tive o previlégio de celebrar a data nos Estados Unidos, ou melhor, em Nova Iorque. Sonho que todo mundo tem após assistir o filme "Esqueceram de mim". 

Experiência única e iniguálavel. Sentir a força da saudade contra a vontade de viver o novo. 

Comecei a viagem por Chicago, neve e mais neve. Cidade linda, organizada, fácil e inimaginavelmente limpa. De uma beleza ímpar. Se alguém me perguntar qual o lugar mais lindo fora do Rio Grande, com certeza é Chicago. A cidade do ventos. É vento norte, vendo dos castelhano, o minuano, o tipo de vento que imaginar tem por lá! Andar na rua com sensação térmica de -18C é a mesma coisa que correr boi numa coxilha quebrando geada num mês de julho.

Saindo de Chicago passeis uns dias na tal New York. De cara, uma cidade suja, barulhenta e pouco agradável, típico das grandes metrópoles. Com o passar dos dias foi se aprumando. A famosa Times Square é uma loucura de luzes e gente vendendo ingressos pra shows. O Central Park é umas 5 hectares de árvores  com calçadas no meio pro pessoal caminhar. Nada muito melhor que o Rio Grande e suas belezas.

Agora me encontro na capital, Washington D.C. Onde mora o tal Obama na tal Casa Branca. Essa por vez não muito maior que o salão de um C.T.G. como disse um cumpadre por aí. Tapado de brigadiano na volta, parece um bando de ganso na taípa dum açude. 

Enfim, as belezas são distintas, dá pra escolher. Encontrei muita paisagem linda, que ficará na memória pra ser contadas em causo na beira do fogo. Senti o vento na cara mirando o pôr-do-sol relembrando o Itaroquen, imaginando que um dia eu possa proporcionar essas mesmas paisagens aos meus filhos. 

                            Pelanka Culau


Nenhum comentário:

Postar um comentário